FORMAÇÃO FRANCISCANA

A CAMINHADA DE FORMAÇÃO NA VIDA FRANCISCANA

Você encontra aqui algumas orientações sobre a caminhada de formação na vida franciscana na Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia.



1. O ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL

O acompanhamento vocacional, de ao menos 6 (seis) meses antes do ingresso no Aspirantado, é necessário para ajudar o vocacionado no processo de discernimento. Não basta sentir-se chamado, admirar São Francisco, querer ser religioso, consagrar a vida a Deus, querer ser padre. É necessário conhecer o caminho, a estrada a percorrer, os diversos caminhos possíveis, as muitas possibilidades de Ordens e Congregações. É necessário medir as próprias forças. É preciso conhecer-se e comparar o que eu desejo com o que Deus pede de mim, com o que a Família Franciscana oferece e o que eu posso dar com a ajuda de Deus, com os dons que Ele me deu, considerando minhas riquezas e deficiências. Aqui a importância da oração, como escuta de Deus e de seu projeto a meu respeito.

Durante o acompanhamento, é necessária a leitura de alguns livros, que ajudarão no autoconhecimento e no conhecimento das potencialidades próprias de cada um; leitura de biografias de São Francisco e santos franciscanos; aprofundamento da Vocação como chamado de Deus; reflexão sobre a Vida Religiosa Consagrada; conhecimento da Família Franciscana e da Vice-Província Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora e sua história; um maior aprofundamento na doutrina cristã católica a respeito da Bíblia, da Igreja, dos sacramentos e da liturgia.

A leitura dos livros acontece no decorrer de um acompanhamento que passa por muitas conversas com o frade promotor vocacional, visitas à família do vocacionado, visita do vocacionado à Fraternidade onde moram os frades, encontros vocacionais mensais para aprofundamento de temas de formação, engajamento nas atividades da comunidade cristã de origem, através de participação no grupo de jovens, na equipe de liturgia, no grupo vocacional, nos encontros vocacionais promovidos pela Diocese, nas pastorais diversas.

O acompanhamento vocacional é feito enquanto o vocacionado está cursando o ensino médio (2º grau).



2. O ASPIRANTADO

O Aspirantado é a etapa de formação em que o vocacionado à Vida Religiosa Franciscana – o Aspirante – aprofunda suas motivações vocacionais e aprimora sua formação como pessoa (Formação Humana), como cristão (Formação Cristã), como cidadão (Formação Sócio-Política) e como aspirante ao seguimento de Jesus Cristo a exemplo de São Francisco (Formação Franciscana). Durante este tempo, o aspirante é acompanhado pelos frades formadores do Aspirantado, através da convivência diária e de encontros periódicos, zelando pelo cuidado pastoral de sua vocação.

O Aspirantado dura um ano e é realizado após os estudos do ensino médio.



3. O POSTULANTADO

O Postulantado, com duração de um ano, é o tempo em que o Postulante, aprofundando o autoconhecimento e as razões de sua escolha pela Vida Religiosa Franciscana, esclarece sua opção vocacional com decisão e maturidade e pede, no final desta etapa, o seu ingresso no Noviciado da Ordem Franciscana. “É uma etapa necessária para a adequada preparação ao Noviciado, durante a qual o postulante reafirma a própria determinação de converter-se, através de um progressivo passo, da vida secular para a forma de vida franciscana” (Ratio Formationis Franciscanae 122) .

Com o Postulantado tem início, propriamente, a Formação Inicial na Ordem dos Frades Menores. É uma etapa de especial importância por se constituir como base para a formação que segue. É necessário aqui um fundamento sólido que vá dando consistência às opções feitas e contribuindo cada vez mais para o pleno amadurecimento do candidato como pessoa e como postulante da vida franciscana.

O Postulantado está sob a orientação de um Mestre e de um vice-mestre, que acompanham o postulante em sua decisão de pedir o ingresso na Ordem Franciscana. Esta Etapa da formação acontece na Fraternidade Maíra em Santarém-Pará.



4. O NOVICIADO

Entrando no Noviciado, o postulante começa a ser chamado de “Frei” (= Irmão), porque é a partir daí que ele começa a fazer uma experiência direta como membro da Ordem dos Frades Menores, como frade noviço, vivendo em uma Fraternidade. “O Noviciado é o tempo em que o noviço começa a vida na Ordem, continua o discernimento e o aprofundamento da própria decisão de seguir a Jesus Cristo na Igreja e no mundo de hoje, segundo o espírito de São Francisco, e conhece e experimenta mais profundamente a forma de vida franciscana” (Ratio Formationis Franciscanae 132) .

Durante o Noviciado, que acontece durante um ano completo, o frade noviço tem contato com os documentos da Ordem e sua história, o estudo da legislação, a reflexão dos escritos de São Francisco, o conhecimento da organização interna da Família Franciscana, a reflexão sobre os votos de pobreza, obediência e castidade da Vida Consagrada, a experiência concreta de vida fraterna junto aos seus confrades noviços e aos frades que compõem a Fraternidade da Casa do Noviciado, além de contatos com os frades da Província.

O frade noviço é acompanhado por um Mestre e um vice-mestre, e participa de uma fraternidade franciscana concreta, com um frade Guardião, além dos outros frades que compõem a Fraternidade e prestam serviços para o seu crescimento e manutenção.

No final do Noviciado, se aprovado, o frade noviço faz a sua primeira Profissão Temporária dos votos, que será renovada anualmente, até que faça a Profissão Solene. Esta Etapa da Formação esta em Santarém em uma área periférica da Cidade.



5. O TEMPO DA PROFISSÃO TEMPORÁRIA

“O tempo da profissão temporária aperfeiçoa a formação inicial franciscana nos seus diversos aspectos, teóricos e práticos, para tornar o frade apto para levar mais integralmente a vida e a missão própria da Ordem no mundo de hoje, e para se preparar a emitir a Profissão Solene” (Ratio Formationis Franciscanae 145) .

A cada ano, o frade renova a sua profissão temporária juntamente com os outros frades que estejam nesta etapa de formação. Vivendo numa Fraternidade, participando de alguma atividade pastoral, fazendo seus estudos para a vida franciscana como Irmão que vá exercer alguma profissão ou vá ser Sacerdote, o frade professo temporário se aprimora, busca se esmerar em suas qualidades e em seus conhecimentos, procurando qualificar-se devidamente para servir à Igreja, à Ordem e à sociedade, segundo as exigências do nosso tempo.

Depois deste tempo de formação, que vai de três a seis anos, o frade faz o pedido para a Profissão Solene na Ordem dos Frades Menores, entrando então na etapa da Formação Permanente. A fraternidade do Juniorato, que corresponde também aos estudos de Filosofia está em Manaus, Capital do Amazonas.



6. A FORMAÇÃO PERMANENTE

Com a Profissão Solene, tem início a Formação Permanente, ou seja, o frade continua seu processo de formação, por toda a sua vida, reconhecendo que sempre se tem que aprender, formar-se, atualizar-se, recomeçar a exemplo de São Francisco, pois o seguimento de Jesus Cristo exige perseverança na aprendizagem, numa constante atitude de Menor e de discípulo aberto aos ensinamentos de Jesus Mestre, razão e sentido da Vida Religiosa Franciscana.